quinta-feira

Imagens de varios tipos de energia


 






Energia

Fontes de energia
Há muitos exemplos de energia de movimento ou cinética e energia armazenada ou potencial, que podem ser encontrados na natureza.
Para tudo que fazemos, necessitamos de energia. Portanto, a obtenção e uso da energia é uma das grandes preocupações da sociedade.
O desenvolvimento de um país é medido muitas vezes pela quantidade de energia utilizada.

O Sol - Fonte primária de energia da Terra

O Sol, como as demais estrelas, é extremamente quente. A temperatura na sua superficie é da ordem de 6.000k e no centro chega a proximadamente 2.10 k.

A maior fonte de energia da Terra

O Sol é responsavel por mais de 99% da energia utilizada na terra.

Você sabia?

Desperdício de energia...

Atualmente, cerca de 12% da energia elétrica que o país produz são desperdiçados, segundo dados da Eletrobrás. Esse número equivale a 7.500 megawatts (mw), ou o consumo de 40% das residências brasileiras.

quarta-feira

As formas de energia

Energia Cinética - Aquela que está contida em um corpo em movimento. Imagine um carro em alta velocidade. Ele possui uma grande quantidade de energia cinética. Quando ele bate em uma parede e pára, toda a energia cinética é utilizada para amassar o carro.
Energia Térmica - É conhecida também como energia calorífica, o calor. Serve para esquentar as coisas, fazer comida, esquentar a água do chuveiro, derreter o aço e muitas outras coisas.
Energia Potencial - Aquela produzida pelo corpo por estar em alturas diferentes. Segure um ovo em determinada altura. Por estar em certa altura, ele possui uma certa energia potencial. Ao largar, o ovo cai e vai se espatifar no chão. Quem espatifou o ovo foi a energia potencial nele contido.
Energia Elétrica - Aquela que está presente na eletricidade. Um fio elétrico transporta energia elétrica que poderá fazer girar o eixo de um motor. acender uma lâmpada, esquentar a água do chuveiro, ligar uma TV, um computador, etc.
Energia Calorífica - Aquela que é desenvolvida através do calor. Uma panela de água no fogão vai produzir muito vapor de água que sai sob pressão. Veja uma panela de pressão. O valor sai pela válvula com muita força.
Energia Atômica - Aquela que é produzida a partir da desintegração do núcleo do átomo. O núcleo do átomo, ao se desintegrar, libera uma quantidade muito grande de calor. Esse calor pode aquecer uma caldeira e o vapor prozudido nessa caldeira poderá produzir eletricidade em um gerador.
Energia Nuclear - A mesma que energia atômica.
Energia Química - Aquela que é liberada em uma reação química. Jogue uma colherinha de Sal de Fruta em um copo com água. Vai sair um monte de bolhas produzida pela energia química que está sendo liberada e que estava guardada no sal de frutas.
Energia Humana - Aquela que é produzida pela pessoa. Quando você transporta uma cadeira de um local para outro está utlilizando a energia humana.
Energia Animal - Aquela que é produzida pelos animais. Quando você quer levar um saco de batata de um local para outro, você pode utilizar um cavalo para isso. Neste caso você estará utilizando a energia do animal (cavalo).
Energia Eólica - Aquela que está contida no vento em movimento. Quando o vento bate nas pás de um catavento faz as pás se moverem.
Energia Solar - Aquela que é emitida pelo sol na forma de radiação. Essa radiação caminha milhões de quilometros até chegar à terra. É empregada pelas plantas para acionar o processo de fotossíntese que transforma o dióxido de carbono em carbono para formarem as folhas e os caules.
Energia Mecânica - Aquela que produz movimento. Todo objeto em movimento possui esta energia. Quando o eixo de um motor gira, está transmitindo energia mecânica.


POSTADO POR
FELIPE PAIM 8ª B